MANUTENÇÃO DENTRO DO CONDOMÍNIO TERCEIRIZAÇÃO DE PROFISSIONAIS

Sabemos que, em se tratando de pessoal terceirizado, é preciso cautela sobre a contratação para os serviços necessários no condomínio, pois os profissionais que se dispõem a trabalhar na manutenção de algum projeto da área comum ou de proprietários, nos mais diversos setores de necessidade, precisam demonstrar via registro suas habilitações.

Os técnicos em manutenção, reformas, assistência técnica de elétrica ou hidráulica, todos estão inseridos em uma rigorosa apuração das condições de execução e finalização das tarefas, pois determinam se vamos conseguir fazer uma manutenção preventiva ou corretiva o mais perfeita possível, ou que sua conclusão não sangre as despesas do condomínio e dos proprietários.

Na maioria dos casos, a contratação se faz mediante uma situação de emergência, pois o condomínio, na maioria das vezes, não tem contrato de manutenção preventiva por motivo de não comunicação em assembleia, para que todos possam participar da decisão, ou porque o síndico nunca pensou nesse tipo de contratação.

É bem verdade que, não se tem muitas opções no mercado, de empresas capacitadas para tal situação, que possam abranger todos os ambientes do condomínio, bem como de dentro das propriedades, mas quando se encontra uma condição de possível contratação de pessoal qualificado, é necessário que se pondere o custo-benefício de tal fechamento de acordo.

Por essa razão, nosso assunto se depara com as necessidades globais do condomínio e seus proprietários, e nos ligam diretamente na forma de administrar os custos mensais a serem considerados.


Para cada situação, precisamos de um técnico habilitado para saber o que fazer, onde fazer, como fazer, e a que resultado chegar, e nem sempre é atingido esse objetivo, o que causa imensos transtornos para o síndico e seus condôminos.

O alerta consiste em se precaver na relação dos contratos de prestação de serviços terceirizados, seja de mão de obra de portaria e vigilância, seja de elétrica e hidráulica, seja administração ou de limpeza e jardinagem como também inserimos a questão de terceirizados que fornecem trabalhos junto aos proprietários, os quais precisam do apoio da administração do condomínio para encontrarem a solução para o problema interno de sua propriedade, obviamente pelo seu próprio subsídio, porém poderá se concentrar na oportunidade de aproveitamento dos mesmos que já conhecem o condomínio e seus projetos, facilitando e prevenindo um risco a mais, o que se dá ao participar com outro diferente, sendo mais um que adentra o local, podendo não saber de fato como funcionam os abastecimentos de água, de gás, ou de energia elétrica das unidades, bem como cabeamento de TV, internet, ou interfone.

A segurança consiste em contratos fechados com empresas idôneas, com profissionais capacitados, técnicos em eletrônica, outros como engenheiros de fato, com sua comprovação no CREA, sendo que, assumindo o controle da manutenção dos projetos executados dos condomínios, bem como mantendo os laudos necessários em suas vigências, objetivam dar uma tranquilidade maior para o síndico e também para os moradores do condomínio.

Hoje em dia, devemos prezar pela segurança das ações dentro dos ambientes de moradia, pois a administração de condomínio, seja o síndico ou empresa contratada, são responsáveis pela segurança e bem-estar de muitas famílias.

Outro profissional importante a ser devidamente cadastrado no órgão de classe, é o corretor de imóvel, pois com sua habilidade e discrição, pode tornar as mudanças de moradores, seja via aluguel ou por venda de propriedade, numa transição altamente confortável e confiável para todos os envolvidos, pois conhecedor das técnicas necessárias, saberá conduzir os contratos para um desfecho favorável para ambas partes dos negócios. É de alta relevância, o síndico, os proprietários e a administração, prezarem por profissionais devidamente capacitados e com comprovação de seus registros em órgãos de classe, no caso o CRECI.

Regulamentação de pessoal capacitado dentro dos condomínios, portanto, se torna uma fonte segura para os que convivem dentro do ambiente condominial, sejam os funcionários, sejam os moradores, mas que, estejam todos acompanhando, e de acordo com as normas, sejam apoiados pelos contratados, de forma a facilitar o entendimento das necessidades, fomentar a execução de forma concreta e mais econômica possível, e utilizarem de transparência nas diversas demandas que ocorrerão pelo tempo do contrato de manutenção efetivado.

Aconselho aos síndicos e administradores de condomínio, que mantenham essa parceria, com empresas que realmente somam com seus profissionais, para facilitar o andamento das manutenções, com propriedade e segurança, confiabilidade e técnica correta, dando aos moradores não só a sensação de estar seguro, mas de fato contribuir para a realidade ser a melhor possível para aos que convivem socialmente no mesmo ambiente condominial.

Trabalho técnico combina muito bem com segurança nos contratos de manutenção preventiva, e evitam enormes e até astronômicos, gastos inesperados por falta dos mesmos.


Natal, 02 de julho de 2023.


Shirley Ferreira - Mentora