IMÓVEIS ALUGADOS – PROCEDIMENTOS DO CONDOMÍNIO

Em relação aos imóveis alugados dentro de condomínio, há uma relação direta do contrato de locação com o Regimento Interno do local onde esta nova família irá se instalar.

Os contratos entre as partes, locador e locatário, possuem a função de embasar o acordo da moradia, com as instruções relativas ao ambiente onde possuirão novas obrigações, seus deveres e direitos, bem como as exigências entre as partes, assumidas perante o bem imóvel ao que se negocia, seus valores e condições, estado de conservação na entrada e saída do inquilino, regido sob as leis do inquilinato e dos contratos em espécie.

Mediante tal condição, o condomínio se apresenta como o administrador entre as partes, no que tange o uso do espaço comum, suas áreas onde circulam os moradores, e as regras que devem ser cumpridas de forma natural, para que as multas e notificações sejam evitadas através do uso constante da comunicação aberta e frequente.

Onde residem várias famílias, os interesses pessoais são sempre objeto de conflito e de impaciência de alguns, e também de exageros e falta de consciência e bom senso de outros, e para isso, o Regimento Interno é a regra que conduz ao equilíbrio.


A boa comunicação do condomínio com os proprietários, se faz de maneira constante, nunca se encerra, pois, as novidades, as alterações dos sistemas, uma nova condição pode ser implantada, seja de melhoria, seja de manutenção, ou até mesmo todo o procedimento administrativo, precisa estar em consonância entre moradores e administradores.

Desta forma, os inquilinos que entram no condomínio, já recebem com o contrato de locação, uma cópia de todo o regimento interno, e também uma cartilha de boa convivência, para que as probabilidades de dúvidas do coletivo que já foram sanadas de alguma forma, sejam já matéria de benefício para os que se adentram, transformando assim um ambiente de conformidade e conforto para os novatos, como um acolhimento devido e expressivo da nova família que chega ao local.

Constante destes instrumentos todos os procedimentos desde a entrada, até a saída da família do imóvel alugado, restringe-se em muito, nos aspectos de incompatibilidade de informações, como por exemplo, em relação aos horários de circulação de mudanças, sobre como circular com animais domésticos no condomínio, sobre o lixo como e onde descartar, sobre o uso comum da piscina, academia, sauna, brinquedoteca e quadras, quanto ao horário da administração e como marcar um momento com o síndico caso seja necessário, e por fim, qualquer outro esclarecimento em relação a manutenção, entrada na portaria sobre visitantes, entre tantos outros assuntos inerentes ao novo local de instalação da nova vida da família.

Nesse entendimento, colocamos a comunicação como sendo a maior aliada em todos os empreendimentos do síndico e de sua administração com os proprietários e locatários, apaziguando assim desentendimentos que por vezes acontecem por falta de informações claras, o que podem ser conseguidas já na entrada dos novos moradores, seguindo com o contrato de locação.

Para elaboração desta comunicação e procedimentos, caso o condomínio não possua a condição de fazê-lo, existe no mercado empresas que fazem esse trabalho de preparação de toda a plataforma de comunicação virtual com os moradores do condomínio, tornando assim o mais harmonioso possível todo o enredo que contempla a comunicação clara e constante.

Nesta matéria, esclarecemos que muitas das inconsistências entre os moradores com o condomínio, e entre inquilinos e proprietários, são apuradas a partir de uma comunicação ineficiente, desde um contrato de locação mal redigido, ou de um regimento interno não divulgado, ou de uma cartilha de convivência social não executada.

Ademais, precisamos usar do dom da PALAVRA para que todos esses procedimentos sejam declarados entre as partes, e assim minimizados os constrangimentos e dessabores vividos por muitos dentro de um condomínio que tem problema de comunicação.

Atentos, vamos orientar nossos administradores e síndicos para que se torne uma constante em nossas moradias, a comunicação efetiva da PALAVRA sem economias, mas sim com muita sabedoria.


Natal, 01 de AGOSTO de 2023.

Shirley Ferreira - Mentora