INDOLE – DEVEMOS AJUDAR A TODAS AS PESSOAS?

 Nós fomos criados para ajudar uns aos outros, e sentimos isso em nossa essência, queremos sempre estar ajudando as pessoas. Este é o normal do ser humano, pensar no outro, no seu bem-estar, e querer que o outro tenha a mesma oportunidade que nós.

Mas, nem todos pensam da mesma forma. Existe uma coisa que chamamos de ÍNDOLE, a qual determina as atitudes que uma pessoa verdadeiramente irá optar, por mais que tenhamos nossa boa vontade em ajudar, a responsável em aceitar de verdade a nossa colaboração, a nossa advertência, a oportunidade de se tornarem pessoas melhores e com maiores oportunidades na vida, é a índole pessoal.

Não conhecemos as pessoas a fundo somente no olhar, na aparência de bom cidadão que a nós se apresenta, ou de pessoa em certa dificuldade de inclusão social ou profissional, precisamos conviver para aprender com quem realmente estamos lidando.

Porém, existem análises que podemos fazer antecipadamente à convivência, e que DEVEM SER CONSIDERADAS, antes de uma aproximação mais relevante, até para nossa própria proteção psicológica.

Antes de conviver com a pessoa que queremos trazer para dentro de nossas vidas, analisar sua índole é de extrema importância; algumas regras de ouro já foram encontradas por alguns estudiosos e não podemos desperdiçá-las.


Dentro de cada pessoa existe um ser que tem o livre arbítrio, e de acordo com suas convicções, há algumas que nunca mudarão, porque a pessoa realmente acredita que aquilo é o melhor para ela, ou já absolveu que não tem porque mudar, e pior ainda, ela sente satisfação em continuar no erro em que se encontra.

Para identificar pessoas que nunca mudarão, por mais que façamos por elas, uma das informações preciosas que devemos encontrar, é se essa pessoa aceita os próprios erros, se assume as responsabilidades de seus atos. Caso contrário, esse item lhe mostrará que a pessoa não reconhece que erra, portanto, ela não acredita que precisa ser mudada, ela não enxerga a si mesma como um ser que erra e que deve responder por seus atos para si mesma, antes até de ser para a sociedade. Esse é um dos pontos fundamentais sobre uma pessoa de índole enganadora, pois engana a si própria antes até de enganar os outros.

Há pessoas que se vangloriam de alguma maldade praticada por elas, ou dizem que são assim mesmo, e então aquilo se transforma numa certa satisfação ao contar sobre o que fez ou faz. Essa realidade que é incorporada na fala, onde basta uma conversa e tudo se revela, mostra que as pessoas assim com essa índole de maldade, não escondem por muito tempo o que realmente pensam, e então podemos ver outro fator importante representativo de sua índole.

Com o passar do tempo, se não nos aprimoramos em conhecer os indivíduos a quem devemos e a quem não devemos nos dedicar, ficamos cansados e com certa exaustão, prejudicando inclusive aos que merecem nosso apoio e nossa ajuda. Estes por sua vez, perdem oportunidades excelentes conosco porque vamos nos tornando generalistas quanto à índole das pessoas.

Não podemos ver o que realmente se passa dentro das mentes, porém, seus corações revelam sua índole com um pouco de conversa, basta que tenhamos certa destreza na condução de assuntos relevantes para o crescimento dos indivíduos.

É belo ver quando pessoas sinceras nos procuram e fazem conosco uma aliança de crescimento, de produtividade, de amizade. É para isto que viemos a este mundo.

Nem todos valem a pena para tentarmos recuperar, pois estes, precisam se conscientizar que estão alheios e suscetíveis a muitas coisas, e que alguns de nós, sejamos professores, médicos, psicólogos, mães e pais, sempre estamos prontos para ajudar, acolher, brigar juntos por um mundo melhor, mas a verdadeira ação vem de cada um, a começar por educar sua índole.

Sim, a todos que querem educar-se e melhorar sua conduta de vida, a estes com amadurecimento de uma boa índole, todos estes merecem nossa atenção e apoio incondicionais.

Se fizermos esta análise precocemente ao envolvimento com alguns indivíduos, certamente evitaremos muitos males a nós mesmos, e também o erro de dar atenção às pessoas erradas, tomando o tempo daquelas que realmente fazem parte de nossas vidas, as quais e cada qual com sua boa índole, nos envolvem e nos fazem sentir-nos amados, agradecidos, e úteis para o crescimento destes a quem amamos.

Seja um analista e atraia para si pessoas de boa índole, inclusive aquelas que não sabem que a possuem. Será grande a sua alegria e recompensa no futuro.



Shirley Ferreira - Mentora – Natal/RN – 30/11/2020.




JORNADA – AVENTURA E EMOÇÃO DA CONQUISTA

Todos nós temos uma jornada a cumprir neste mundo, e precisamos nos conscientizar dela, saber que essa jornada pode ser brilhante e cheia de emoções, e que, com nossa jornada pessoal, podemos levar pessoas a fazerem da própria vida, uma fonte de inspiração e se multiplicar assim o encanto que é VIVER!

Podemos encontrar pessoas fantásticas que dedicaram suas vidas aos seus dons e sem desperdiçá-los, levaram alegria e satisfação a outras, que colhem frutos sem fim, como herança de um esforço sem medidas, pois alimentaram com amor o que mais gostavam e amavam fazer.

Um exemplo maravilhoso de jornada bem vivida, com aventura e muita emoção, saliento o cantor CHARLES AZNAVOUR, celebridade da música francesa. Com suas músicas românticas, divulgou a língua francesa pelo mundo, e suas melodias que encantam aos mais exigentes ouvintes da boa música, vivem hoje a encher os corações de alegrias e sonhos, e são inspiração para a nova geração, como a cantora ZAZ, que também vem trilhando lindamente sua jornada.

Personalidade mundial, este senhor que fez shows até próximo a seus 94 anos de idade, viveu intensamente sua arte e nos serve de inspiração para nossa trajetória, sempre com um ótimo humor e vivendo a vida de forma intensa e verdadeira.

Homenageado em vida, com outras celebridades francesas, não há como não se apaixonar por seu legado, seu carisma, e não há como não querer imitá-lo.

Sua obra mais conhecida mundialmente, a música “SHE”, será eternamente considerada como um hino para os românticos do mundo inteiro.


Nossa jornada deve ser empolgante, e devemos tratar nossos problemas como degraus a serem ultrapassados e vencidos.

Quando encaramos desta forma, encontramos a solução pacífica de todos os emblemas nos quais nós próprios nos colocamos, pois somos responsáveis pela nossa própria forma de viver, seja em sociedade, seja particularmente em nossa casa.

Temos a certeza de que nesta vida, não temos como ficar aqui definitivamente, então o que podemos fazer? Devemos nos ater ao dom que possuímos, e isso todos nós temos, e fazer deste dom uma inspiração para outras pessoas, nos doando de coração, corpo e mente para as belezas que a nós são colocadas, tanto da natureza como da humanidade.

Quando não sabemos qual é o nosso dom, precisamos parar tudo por algum momento e refletir. Essa reflexão vai nos mostrar, pois quando paramos por um instante, e olhamos para dentro de nós, só nós mesmos sabemos o que nos agrada, o que podemos realizar sem grandes pesos ou dificuldades, e é aí que mora o nosso dom, o para que viemos a este mundo. Só conseguimos enxergar na reflexão pessoal.

Mas, se caso ainda assim não consigamos encontrar essa maravilhosa potência que temos dentro de nós, cabe uma busca mais apurada, como uma busca pessoal por conhecimento das coisas por meio de livros, estudos ou então, por meio de algum profissional que possa fazer esse estudo junto de nós.

Todos nascemos com a capacidade de tornar nossa JORNADA MAGNÍFICA, e isso não quer dizer ser um famoso, ter muito dinheiro, ou algo parecido, porque a vida que nos foi concedida por Deus, não veio incompleta, temos tudo ao alcance das mãos, e a SABEDORIA que Ele nos dá quando o procuramos, ela é encontrada, e acaba por nos amar e nos perseguir a vida toda.  Não há nada mais VALIOSO do que ela, esta sabedoria vinda do Senhor, que enche nosso coração de alegria e esperança, e nos faz sermos criaturas agradecidas, felizes e conhecedoras do caminho agradável ao coração.

Tenhamos todos nós uma jornada de paz e conquistas em nossas vidas, inspirando a muitos que a nós forem enviados.



Shirley Ferreira - Mentora – Natal/RN – 25/11/2020.


LÁGRIMAS – LAMENTO OU CURA

Fácil pensar que as lágrimas só caem em pessoas fracas. Ledo engano, pois essa forma de expressão nos coloca em situação de cura das emoções.

Nosso emocional tem ligação direta com o cérebro, em especial ao sistema límbico, que envia a mensagem para a glândula lacrimal, e então nos presenteia com as lágrimas que devem ser derramadas, sejam pelos sentimentos de alegria ou de dor.

Essa expressão de nosso corpo, traduz para o ambiente como estamos nos sentindo emocionalmente, e aí entra o controle de todo o nosso sistema. Expressão corporal deve ser cuidada como uma das vias de acesso das pessoas em nosso mundo particular.

Lágrimas são o derramamento das emoções sentidas em determinado momento e devemos dar a vazão a elas para atingirmos a cura, e o momento delas passará tão rápido como chegaram.

Existem fatos importantes dos quais não podemos negar, que são as dores altamente incontroláveis, sendo que nada e nem o melhor autocontrole podem funcionar, pois precisam ser derramadas como cura intensa, por exemplo a dor da perda de um ente querido e muito próximo a nós. Essa sim, é a dor mais profunda de nossas vidas, a dor da saudade. Todas as demais podem e devem ser administradas, porém curadas uma a uma de acordo com nossa consciência e administração dos sentimentos.

Todo problema pode ser administrado e resolvido, pois não existe problema sem solução. Com esta frase, já esclareço que, na vida temos percalços importantes, mas que cada um deles pode ser superado e administrado, e para algumas pessoas, as lágrimas em muitos casos, são a única fonte de cura.

De outro modo, não podemos recorrer as lágrimas todo momento para efeitos diretos relacionados com nossa competência profissional, pois é onde trabalhamos com a razão, e não devemos transportar para o campo da emoção nossas decisões, certos de que prejudicaria ainda mais a máquina chamada ser humano, que precisa saber separar trabalho de vida pessoal. Essas duas áreas caminham juntas, mas tanto o profissional como o pessoal devem estar controlados para não se atrapalharem.

Todas as ações requerem uma dose de razão e uma dose de emoção. Não podemos é deixar que uma sobreponha a outra em doses erradas, ou descontroladas.

Se em meu trabalho realizo as funções que são as mais diversas dentro de um mesmo contexto, se realizo de maneira racional e fundamentada, ao final o resultado será profissional e altamente esperado pela minha experiência no conhecimento do que faço.

Ao invés disso, se misturo meu conhecimento com meu sentimento, e não separo delicadamente uma área do cérebro de outra, terei grandes problemas de postura no andamento de meu trabalho. Nisto consiste a administração dos resultados de forma racional.

Esse levantamento vem de encontro com o título “LÁGRIMAS” porque muitas vezes, nosso sistema nervoso está sobrecarregado com o trabalho, e existem momentos que mesmo um grande profissional precisa descarregar o estoque de lágrimas produzido nos momentos de tensão e exigência de metas. Terá que equalizar ou compensar, até que faça seu balanceamento novamente e recorra a elas se for preciso, em momento particular, para equilibrar suas atitudes e posicionamento.

Todos nós temos o recurso das lágrimas, fonte de descarga de emoções reprimidas ou muito administradas, mas que devem ser colocadas a nossa disposição, para uma vida saudável e feliz.

Utilize esse recurso, que as vezes nosso corpo nos impõe como única forma de expressão em determinado momento.

Jesus chorou quando viu Jerusalém não ouvir ao chamado de Deus fazendo o que bem queriam na terra prometida. Nos mostrou que esse recurso é válido e nos faz passar de um momento de dor ao patamar da consciência das coisas.

Que possamos chorar mais de alegria e de felicidade nas conquistas!!


Shirley Ferreira - Mentora – Natal/RN – 20/11/2020.



SILÊNCIO – INTELIGÊNCIA NA COMUNICAÇÃO

 Como educar as palavras a serem ditas, quando aquilo que tentamos ensinar por atitudes não são apreciadas? 

Acontece que, muitas vezes, tentamos mostrar por meio de atitudes como se deve pautar um determinado assunto, ou até mesmo, a solução de problemas aos quais já vivenciamos e colocamos a disposição dos outros, nossos serviços e atenção.

O ser humano tem muito a evoluir, e bem sabemos que poucos procuram se instruir nessa empreitada. Alguns vieram para este mundo só por virem mesmo, e essa falta de interesse pela vida em seu amplo sentido, contamina seu redor, prejudicando aos demais, que perdem oportunidades em prol deste indivíduo que, sem querer, ou querendo, se individualiza, sendo um sugador e não um praticante da boa convivência.

Temos uma solução infalível para questões como estas, o silêncio.

Após a comunicação verbal e assertiva, com prudência e espírito inovador e coerente, ainda temos a comunicação pelo silêncio, a qual é infalível para se evitar erros dos quais tenhamos a possibilidade de arrependimento.

Em todas as áreas de nossas vidas, precisamos entender e praticar o silêncio, pois muitas vezes, fala mais que as palavras, e em outras, faz-nos refletir antes de uma explosão ou de um imediatismo não prudente.


A fim de evitar dessabores para nós mesmos, temos de proteger de muitas maneiras nossa vida. Nesta pauta apresentada como SILÊNCIO, dedico e oriento para que seja pausado seu pensamento e imaginado este silêncio dentro de sua mente. Ensine seu cérebro a pensar no silêncio, das palavras, das ações, do olhar.

Reflexões são importantes em nossas vidas, e numa reflexão em silêncio, podemos ouvir a batida de nosso coração e a partir daí, brindar a vida que temos e que devemos cuidar: a nossa própria vida. Sim, primeiro a nossa própria vida, o nosso controle emocional, a nossa alegria de viver, para somente depois nos dirigirmos aos outros e ajudar para que cheguem a contemplar também suas vidas de modo intenso e sábio.

Muitas vezes, nossas orações são feitas no silêncio, e suplicamos a Deus nossas necessidades, pedimos alívio nas aflições, e neste silêncio, recebemos a tranquilidade naquele momento. Não é diferente nas ações que muitas vezes nos impõem as situações, onde devemos falar e resolver imediatamente, precisamos aprender a parar e meditar no silêncio antes de resolver sair falando e não ser bem-sucedido por falta da pausa que se fez necessária.

O silêncio é uma ferramenta altamente poderosa para o bom convívio entre as pessoas. Aprender a manter o silêncio nas adversidades, nas contrariedades, e também nas orientações e ensinamentos que nos envolvem, traz sempre assertividade, pois dificilmente após essa pausa, teremos atitudes ou palavras erradas ou indevidas.

Desejo a todos que exercitem o silêncio em suas vidas, com sabedoria e atenção necessárias para a comunicação integral, plena e assertiva em suas vidas.
Silêncio, excelente ferramenta na comunicação!


Shirley Ferreira - Mentora – Natal/RN – 06/11/2020.








SUCESSO – SER BEM SUCEDIDO É UMA PROMESSA

 Você sabia que ser bem-sucedido é uma promessa?

Há muitas formas de sermos considerados bem-sucedidos na vida, não somente com a conotação de endinheirado, ou superpoderoso em uma empresa, ou uma celebridade da ciência, da política ou da justiça.

Sucesso, é uma conquista constante de várias formas em nossas vidas, e está ligado principalmente nas pequenas coisas, pois elas sim nos trazem a satisfação e a alegria de nos considerarmos capazes de realizar obras com frutos abundantes.

Durante uma vida toda, uma pessoa pode escolher viver na mediocridade ou na abundância, e como bem entendemos abundância, esta não está ligada somente a dinheiro, mas sim às pequenas conquistas de cada dia, nas obras destinadas aos mais próximos, e como retorno direto, refletido em nossos sentidos mais profundos.

Quando agimos assim, trazemos para nossas mentes um conforto de realização plena, pois a gratidão está totalmente relacionada com o sucesso. Cada passo dado em direção para a rota de objetivos traçados por nós, deve ser comemorado e agradecido, considerado como conquista de meta e desta forma, pois o caminho da trajetória é tão importante quanto o final dela. A satisfação individual nos invade, provocando o bem-estar e nos preparando para a próxima etapa do nosso projeto, o qual chamo aqui de VIDA.


Os projetos a que me refiro, podem começar por procurarmos ser a cada dia, melhores com os que moram conosco, com um tratamento amoroso e respeitoso, onde com palavras carinhosas e de afabilidade, transformamos nosso ambiente como sendo o mais perfumado onde poderíamos estar. Esta sensação de harmonia, é uma das melhores conquistas de nossas vidas, e deve ser celebrada todos os dias.

Daí por diante, podemos traçar os objetivos profissionais e de ciência, para entendermos porque viemos e para que viemos a este mundo, dando sentido então às nossas atribuições, pois fazer as coisas só por fazer, sem sabermos o sentido delas, nos torna mecânicos e sem vida, e não aproveitamos de nosso trabalho e estudo para sentirmos gratidão, e aí mora o perigo de não nos encontrarmos, e depois de muito tempo, teremos de redefinir as rotas e projetos.

Sequencialmente, com essa dinâmica bem estabelecida, o retorno começa a chegar em nossas vidas, de várias formas, sem várias vertentes, seja de trabalho ou de pessoas, pois o universo começa a conspirar a nosso favor. E isso é mágico!

Todos nós queremos ter uma performance de sucesso, mas será que todos praticamos esses mesmos caminhos de suavidade com nós mesmos e com os outros?

Essa delicadeza contribui para nossa psique, deixando-nos saudáveis e satisfeitos, mesmo que adversidades aconteçam, pois mantemos o equilíbrio e mantemos o total domínio de nossas reações e atitudes.

Quanto à PROMESSA DE SUCESSO, conforme seu significado nos diz, é compromisso oral ou escrito, é uma afirmativa de que se dará ou fará alguma coisa, e essa promessa de sucesso devemos fazer a nós mesmos, diariamente, seja escrita, seja oral ou seja mentalmente. 

A cada boa realização de nossos trabalhos, dos mais simples como lavar uma louça, até o mais complexo como analisar um balanço empresarial de companhia de capital aberto, e nisto acrescento estudar para sempre bem realizar nosso dom profissional; desde atender um idoso com carinho ou ajudar uma pessoa em situação muito precária, nós devemos ser sempre os mesmos, em nossos sentidos de humanidade, demonstrando que somos todos iguais, entendendo que precisamos nos socializar de maneira mais cordial possível. Eis aí o grande segredo para o sucesso.

E diga a cada dia: EU PROMETO A MIM MESMO SER BEM SUCEDIDO!



Shirley Ferreira - Mentora – Natal/RN – 04/11/2020.