Sim, digo que sempre vem a bonança após uma grande tempestade. Mas o que isso nos ensina?
Todos nós temos momentos de turbulência, e em algum desses momentos de nossas vidas, experimentamos sofrimentos e dores horríveis, as vezes inesperados, outras vezes sabemos o que vai acontecer, porém vamos deixando o tempo passar com a falsa esperança de que nunca o momento chegará, mas ele chega.
Essas tempestades são na verdade, riquíssimos ensinamentos para nos poupar de males ainda maiores. Devemos ter uma consciência de que tudo acontece por algum motivo, existe um para quê de todas as coisas.
Utilizando-me de certa técnica para compreensão e aplicação da inteligência emocional, verifico que muito podemos evitar, porém sempre com o aprendizado de algo já ocorrido antes, seja conosco ou com alguém próximo, ou pelo relato de alguém que vivenciou certa dificuldade e que nos fala de alguma forma, seja por palestras, livros ou encontros comunitários.
Basta analisar a cada ocorrência, e podemos chegar a um patamar maior de entendimento, e caso não tenha a concentração necessária para bem fazer essa leitura do fato, procure um mentor para ajudá-lo nessa tão fascinante descoberta: o motivo do para quê da tempestade vivida.
“O mundo há de chorar, depois voltará a se alegrar novamente, pois depois da tempestade sempre vem a bonança”; já nos falou Jesus pelo Evangelho de São João capítulo 16, 16-20.
Sobre essa frase podemos ter diversos entendimentos, mas vou me ater a somente um, que é o de novas portas abertas depois de uma eventualidade que nos deixa abatidos.
Momentos de aridez na vida, todos nós temos, porém, com a atitude certa e com a esperança de que o aprendizado está enraizado para evitar novos aborrecimentos, devemos andar para a frente, olhar para o alto, respirar agradecidos por temos tido a oportunidade de observar essa condição que nos é dada após o momento; sim o momento, porque vai passar, e depois disso, o que ficará? Ficará a sabedoria de que nada mais pode te parar, porque você aprendeu que podem vir tempestades, de diversos ventos contrários, mas você aprendeu a se equilibrar e a se manter no momento da fúria, para depois desfrutar da bonança e das portas abertas em sua vida.
Siga, persiga, não se afaste dos sonhos de Deus para sua vida, porque muitas coisas acontecem pois nem sempre observamos essa premissa, de que Deus tem sim um sonho para cada um de nós, e por muitas vezes, queremos realizar o nosso, diferente do Dele, mas que na verdade não sabemos aonde queremos verdadeiramente chegar.
Outro exemplo muito importante encontramos no Livro de Tobias, onde temos o relato de diversos acontecimentos em sua vida, mas também ali aprendemos sobre sua característica de ser temente a Deus e de se abster do pecado, e com essa perspectiva que lanço neste texto, um pensamento agradável para cada um que comigo acompanha esta leitura, é a confirmação de tudo isso, onde pela continuidade deste mesmo livro bíblico, num mesmo momento de oração sua futura nora ora a Deus por misericórdia em sua vida, louvando com os dizeres: “Não está nas mãos do homem penetrar os vossos desígnios. Mas todo aquele que vos honra tem a certeza de que sua vida, se for provada, será coroada; que depois da tribulação haverá a libertação e que, se houver castigo, haverá também acesso à vossa misericórdia. Porque vós não vos comprazeis em nossa perda: após a tempestade, mandais a bonança; depois das lágrimas e gemidos, derramais a alegria”.
Fechando o texto de forma especial, posso dizer por mim mesma, que é exatamente assim que acontece, e que, com nossa maturidade espiritual e intelectual, podemos ver as portas se abrindo a cada novo momento, e que estamos vivendo sim depois de cada tempestade, numa nova bonança.
Desejo a você sempre novas portas se abrindo a cada análise pessoal dos acontecimentos em sua vida!
NATAL, 13 de Maio de 2021.
SHIRLEY FERREIRA – MENTORIA