CONTEMPLAÇÃO E ORAÇÃO – UM EQUILÍBRIO NECESSÁRIO

 Como foi sua última contemplação e sua última oração? Está em dia com esse equilíbrio?

Vou contar a minha experiência com essa prática que por muito tempo havia deixado de realizar em minha vida, e então hoje sei da sua importância.

Podemos contemplar diversas coisas as quais achamos lindas e ali fazermos uma pausa de tudo, dos movimentos, da pressa, das preocupações, e ficarmos observando aquela maravilha que se apresenta diante dos nossos olhos. Isso é contemplar o que podemos ver ou sentir, pois está mexendo com nossos sentidos.

Mas contemplar o que não vejo? Contemplar o divino, o qual não podemos tocar, mas sabemos que existe. Aí está um desafio para nós todos, mas nesse momento é que nos deparamos com nossa fé.

A maior de todas as contemplações, é nos colocarmos diante de Deus, e simplesmente contemplar sua Divindade, seu amor por nós, sua bondade como Pai de todos, e o melhor disso tudo, nos sentirmos como seu filho, assim como Jesus. Claro, somos criaturas, mas criaturas amadas e chamadas de filhinhos pelo próprio Cristo! Eis o sabor da contemplação divina.


Quando contemplamos os mistérios do santo terço, passamos pela vida toda de Jesus e Maria, e podemos quase que sentir suas dores e suas humilhações aqui passadas. Porém podemos sentir também a amorosidade de Deus para conosco, levando seu Filho único a nos salvar por meio do mistério da cruz.

Preciso lhes falar dessas particularidades, pois como o tema é contemplação, essa é a minha mais bela experiência, muito mais consistente do que em relação as coisas que posso ver.

Em paralelo a isso, temos a oração, onde podemos rezar nossas orações prontas ou orar a Deus, que é a nossa fala para com Ele. Nesses momentos de contemplação e oração, nossos pedidos saem espontaneamente, nossos agradecimentos também, e assim começa uma comunicação do terreno com o divino, que nem sempre podemos explicar.

Será muito difícil, depois dessa experiência pessoal com o próprio Deus, sermos a mesma pessoa de antes.

Falando do nosso dia, ao começar pela contemplação e oração, levando essa prática extremamente com seriedade, em pouco tempo podemos ver nossas vidas mudando automaticamente, e de forma divina, para patamares que por nós mesmos não poderíamos alcançar. 

Viver na proximidade com o Pai celeste, nos dá a sensação de estarmos sempre protegidos e com as bênçãos necessárias a cada dia, que quer dizer, estarmos com saúde, nos sentirmos felizes e bem-humorados, porque não tem mau humor quem se sente amado, não é verdade? E assim, com uma psique muito mais esclarecida das coisas que acontecem, um alerta diferente para os perigos, para as ciladas que a todo momento tentam nos colocar. Isso se chama proteção divina. Eu vejo, mas entro se quiser, eis aí o livre arbítrio.

Essas contemplações e orações, nos colocam em momento de transcendência de nossos problemas e preocupações, e conseguimos vê-los de fora da situação, é como se conseguíssemos colocar o problema em nossa frente e olhar para ele. Dessa forma sim podemos encontrar as soluções necessárias para cada coisa. Incrível, não é mesmo?

Quando assumimos que temos esse poder, pois essa sabedoria só pode vir com a convivência com Deus, pois é Dele que emana toda sabedoria, não queremos deixar por nada essa condição, que nos revela dos mais simples aos mais complicados acontecimentos, onde devemos colocar tudo e qual é o seu devido lugar. Não confundir com a perfeição, porque perfeito somente nosso Deus. 
Assim, aconselho a você que já sabe como fazer, que coloque em prática e tenha atitudes de vencedor para honra e glória de nosso Deus. Mas se você não sabe como fazer, pode aprender como eu aprendi, e terá muita alegria em seu coração. Jesus é o mestre em nos ensinar a rezar, Ele nos deixou esse legado, esse ensinamento, pois Ele mesmo orava e rezava para o Pai e Senhor nosso Deus.

Portanto, contemple Deus e reze, ore, fale, dialogue com nosso Pai, seu Filho Jesus e com o Espírito Santo. Pois Ele te espera a cada manhã.




      NATAL, 25 de Maio de 2021.

SHIRLEY FERREIRA – MENTORIA




Nenhum comentário:

Postar um comentário