ENTREGADORES EM CONDOMÍNIO “LEI DO DELIVERY”

 Todos nós sabemos que o trânsito em qualquer lugar do país é complicado, seja pelo grande volume de veículos, ou pelas condições de nossas ruas, avenidas e rodovias.

 Agravando mais a situação, temos a falta de consciência de muitos motoristas, que não respeitam as leis de velocidade, e querem correr demais, acabando por esquecer a prudência na direção, tornando isso um fato comum nos dias de hoje, com carros potentes e que quase nem sentimos que a velocidade já está excedida, e muito, e nesse enredo, chegamos nos acidentes de trânsito.

 Colaborando com esse pensamento, chegamos aos motoqueiros, que precisam exercer seu trabalho, em meio ao caos viário que se apresenta diante dele a qualquer momento do dia.

 Na Câmara Municipal de Natal, houve a discussão sobre o Projeto de lei 586/2023 que regulamenta entregadores de encomendas nos condomínios da cidade, de forma a minimizar o stress e o tempo destes profissionais entre uma e outra entrega.

 O fato dessa discussão, engloba o Ministério Público e o Ministério Público do Trabalho que, em consonância, acompanham os números dos acidentes com entregadores delivery internados mensalmente nos hospitais da cidade, passando de 700 casos em média.


O texto estabelece normas para que a entrega seja realizada na portaria do condomínio, não havendo então a necessidade do entregador adentrar no condomínio para que o cliente receba em sua porta a encomenda, e sim, pelo acompanhamento pelo aplicativo, o cliente demonstre respeito ao trabalho do entregador, que só pode seguir para o próximo cliente, quando este encerrar o seu atendimento.

Colabora também o texto para desta forma restringir acesso de pessoas no condomínio, sendo essa condição favorável para o controle da portaria, e um facilitador para os trabalhadores dos condomínios que monitoram esses acessos de entrega de encomenda.

Vale lembrar que toda a população precisa se conscientizar desta norma, fazendo assim com que os trabalhadores de entrega delivery, sejam respeitados em seu tempo de parada no trabalho, e possam cumprir suas rotas de maneira segura, sem o transtorno de ficar parado aguardando o cliente.

O cliente precisa colaborar, fazendo sua parte para que, inclusive os trabalhadores de condomínio, possam controlar melhor a entrada e saída de visitantes, no caso de entregadores, estes não adentrando no condomínio, colaboram com o efetivo registro e redução destes acompanhamentos, pelo fato de serem atendidos prontamente pelos clientes solicitantes da encomenda.

Contudo, sabemos que o interesse nesse assunto deve ser de todos nós, pois nossos entregadores fazem o trabalho essencial para nossa vida corrida da atualidade, que nos ajuda em nossas condições também estressantes muitas vezes, e por mais esse motivo, merecem todo o nosso respeito e nosso agradecimento.

A conscientização é para todos nós! Vamos ajudar a diminuir o stress no trânsito de todas as formas, a começar por cada um de nós, e com respeito aos trabalhadores de delivery, e aos trabalhadores das portarias de nossos condomínios, vamos fazer nossa parte, estando prontos para receber nossas encomendas, e dirigindo quando for nossa vez, de maneira respeitosa e prudente para com todos.

 

Natal, 10 de junho de 2024.

Shirley Ferreira – Mentoria