ELEVADORES NOS CONDOMÍNIOS – EQUIPAMENTOS E MANUTENÇÃO

 Confiamos plenamente nas máquinas, quando vamos nos dirigir para casa, entramos no elevador do nosso prédio e nem pensamos como foi o serviço de manutenção dele, uma vez que o conforto e a rapidez que nos são caros, não nos deixa pensar nisso.

Elevadores são essenciais nos edifícios acima de 4 andares, sendo que em muitos condomínios, independe de andar, conforme constar em seu memorial descritivo, lá estão designados os aparelhos de transporte vertical que o empreendimento deverá conter.

Falando de manutenção, entramos também no detalhe do equipamento e seus componentes eletrônicos, pois quanto mais novo o equipamento, mais seguro e menos custoso sua manutenção. 

Existem modelos diferenciados, até mesmo sem portas e com rotação ininterrupta.

Nosso convencional é o mais simples possível, mas precisa estar de acordo com as normas ABNT NBR 16.083 / 2012 onde constam todas as instruções de manutenção e exigências para a total segurança desse transporte tão seguro.


A manutenção preventiva é muito importante para a vida útil dos elevadores e a segurança de seus passageiros. De acordo com as normas, mensalmente sendo avaliados todos os componentes eletrônicos e periodicamente trocadas as peças necessárias, se reduz muito o risco de qualquer incidente nestes equipamentos.

A sinalização, a comunicação da cabina com os zeladores e portaria, é fundamental para que todos saibam como proceder em caso de uma queda de energia em que o equipamento possa parar de funcionar. O treinamento de segurança, envolve a todos os funcionários do condomínio, trazendo assim uma maior confiabilidade de seus moradores de que estão em boas mãos, num condomínio que cuida da segurança de seus moradores, fazendo o que é necessário.

Quando o síndico avisa que o elevador está parado para manutenção, os moradores devem ficar felizes e satisfeitos, pois o condomínio está cuidando da segurança de todos e da manutenção do patrimônio da coletividade.

Atenção redobrada aos pais, que nunca deixem seus filhos menores de 12 anos circularem pelos elevadores sem um responsável, pois não é permitida a circulação de crianças sem um adulto justamente pelo motivo de acontecer alguma parada inesperada.

Aos síndicos nossos elogios, pois na cidade em que estamos, todos os condomínios fazem suas manutenções periodicamente, e preservam a tranquilidade dos seus moradores.

Empresa especializada em manutenção é essencial, e esse custo deve ser absorvido pelos condôminos com o intuito de garantir a confiabilidade dos aparelhos e seus componentes eletrônicos.

Atenção a todos os itens é de suma importância para o síndico, que deve acompanhar a troca de peças e solicitar laudos de vistoria e segurança periodicamente.





Natal, 12 de agosto de 2024.

Shirley Ferreira – Mentoria