OS CONFLITOS MAIS RECORRENTES QUE CHEGAM PARA O SÍNDICO

 Como resolver os conflitos que chegam de diversas formas, sendo o problema recorrente?

Podemos observar algumas reclamações de moradores, que muitas vezes se repetem. Geralmente são incômodos relacionados com essas principais intercorrências, animais de estimação, cigarro e seus odores, e som alto do vizinho. 

Para organizar o condomínio e ter uma certa tranquilidade na administração, o síndico pode e deve se ater nas normas do Regimento Interno, e por este documento estar embasado para multar as ocorrências reiteradas.

Muito se percebe que, diversas vezes, as regras já foram saturadas, e no grupo de whatsapp do condomínio, o síndico se sente até esgotado de citar várias vezes qual é o regulamento sobre determinado assunto.

Neste movimento entre fazer acontecer as regras e manter uma boa empatia com todos, o desgaste do síndico é imenso, pois ele precisa estar de toda forma, condicionado ao equilíbrio e controle de suas palavras e suas ações, para evitar inclusive problemas de questão pessoal com moradores. 

Para muitos moradores, falar de regras pode servir para o vizinho, e nunca para si mesmo.

Caso constante de reclamações, são relacionados com animais de estimação, pois existe a questão do silêncio, e por vezes o cachorro por exemplo, pode estar desconfortável com alguma situação, como estar sozinho, com fome, se sentindo em perigo, e muitos só por perceber que alguém passa nos corredores, já se sentem ameaçados e começam a latir.

Outro problema com pets acontece com a questão de higiene, nos casos em que acontecem de sujar as áreas comuns, e seus donos não percebem, deixando para trás a marca do animal. Na sequência chega outro morador e explora a situação enviando para o síndico somado às várias críticas em relação aos donos de pets, criando assim novo conflito para que o síndico resolva.

Já o problema com odores do cigarro, afetam justamente aos não fumantes, e acontece muito em condomínios em que os apartamentos são muito juntos em suas sacadas e suas portas, afetando também pessoas que podem ter problemas respiratórios, e este conflito para o síndico muitas vezes é constrangedor, porque o ato é praticado dentro do apartamento.

A regra condominial existe para que o direito de cada um fique estabelecido dentro do ambiente em que não afete a residência do outro, e no caso do cigarro, acontece exatamente isso, a fumaça se alastra por todos os ambientes, e fatalmente encontra uma brecha para o vizinho, e isso não pode.

Com relação ao barulho, esse caso é de constante reclamação para o síndico, com cartas explicativas no e-mail, relatos no livro de ocorrências, e até brigas entre vizinhos que ao se sentirem incomodados com o som alto da festa que acontece ao lado, muitas vezes se dirigem na porta do outro para pedir que o som seja baixado, o que por vezes, não é aceito pela parte que está com visitas, e pode assim gerar um descontentamento entre eles, com facilidade de brigas e problemas maiores para os síndicos. 

Para todos esses problemas, a solução é única, primeiramente deve ser comunicado ao síndico a ocorrência, com data, horário, e todos os detalhes que puder apurar do momento em que deu causa a questão, e com bom senso, aguardar para que as providências sejam tomadas.

Fato importante é que o síndico não permaneça na inércia, porém, num exemplo clássico de barulho de som alto no decorrer do final de semana, o síndico às vezes tem seu vigia noturno, ou seu zelador com quem possa somar esforços para que a medida de punição seja aplicada no mesmo instante.

Encontrar uma boa saída para os conflitos é função do síndico de condomínios, e assim devem confiar seus moradores, primeiramente colaborando para que não aconteça de infringir as normas condominiais, e quando alguém as comete, se dirigir primeiramente ao síndico, para que lhe dê a ciência e ele possa assim praticar sua autoridade perante o ocorrido.

Uma forma muito simples e didática para o síndico conscientizar a população de seu condomínio, é a entrega de cartilhas explicativas, ilustradas, que ele mesmo pode fazer, e assim tornar as obrigações mais efetivas dentro do ambiente habitacional de muitas famílias.

O síndico é a pessoa que deve estar em constante estudo, treinamento, e com foco na comunicação com todos, e desta forma, poderá sim realizar um bom trabalho, trazendo segurança e conforto para todos os moradores.

Força total na elaboração, adaptação e constante revisão do Regimento Interno, daí vem a segurança para a atuação do síndico nos conflitos condominiais.

 


Natal, 14 de outubro de 2024. 

Shirley Ferreira – Mentoria

 

 

 

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