Sabemos que esse tema, aqui no Brasil, deve sofrer muitas alterações no futuro, caso contrário, o futuro estará comprometido com o insucesso, contrário à sua ESSÊNCIA.
Porque gastamos tanta verba com as universidades, onde por exemplo, as mais renomadas e com assistência governamental, recebem pessoas com mais condições financeiras que a grande maioria da população nesta mesma faixa etária?
A frase acima está na abertura do livro “A Ignorância custa um mundo: o valor da educação no desenvolvimento do Brasil” de Gustavo Ioschpe, onde os problemas e dados econômicos sobre o instituto “ensino” no nosso país, foi amplamente estudado e temos as informações mais valiosas necessárias para aplicação de mudanças.
Na nossa base estudantil, bem no início do ensino fundamental, tínhamos a matéria de Estudos Sociais, Educação Moral e Cívica, entre outras, as quais tratavam de questões importantes que hoje não estamos sabendo como resolver. Essa geração teve a chance de ter treinamento básico de cidadania. Por que foram retirados da grade?
Indo mais além, estudando um pouco a filosofia utilizada por Dom Bosco, podemos ver que houve a preocupação com a formação dos jovens pobres de sua época, onde a situação precária a que eram submetidos, só lhes restava seguir a marginalidade como opção, pois passavam fome e tinham nenhuma assistência ou ESPERANÇA, daí a VONTADE de trazer um pouco de DIGNIDADE e amparo para esses adolescentes.
Os pais jovens que não tiveram condições de concluir seus estudos e dar continuidade às especializações, não tendo o embasamento sobre esta complexidade a qual estamos propondo restaurar sua eficácia. Cabe a nós dirigirmos as solicitações de mudanças.
Nossa rede de ensino primário e fundamental seguia os mesmos padrões de escolas particulares, porém, dos últimos 20 anos até hoje, está em decadência generalizada.
Professores precisam ser cuidados, no sentido de incentivos para seus estudos e aperfeiçoamentos, atualizações, e principalmente novos conhecimentos na matéria de inteligência emocional para tratarem de problemas tão diversos em que nossa sociedade está inserida, e continuam gerando novos a cada dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário