Sabemos que no final do ano e início de outro, os condomínios costumam ter uma circulação acima da média por conta das férias escolares e das festas, como acontece neste mês de fevereiro, o CARNAVAL.
Visitas constantes nos apartamentos de pessoas que talvez nunca adentraram no condomínio, precisam ser identificadas em sua chegada, com registro na portaria, para que se saiba qual a unidade visitada, ou alugada para a temporada.
Existem resistências em alguns proprietários, não de modo geral, mas algumas exceções se apresentam, e não enviam antecipadamente a identificação de seu visitante ou inquilino, porém nesses casos, há constrangimentos, pois a regra é, ninguém estranho adentra sem identificação, e quando é liberada a chave pelo proprietário e o inquilino entra sem prévio aviso, causa muito desconforto às equipes de vigilantes e zeladores, como exemplo a entrada pela garagem e depois só sabem de um novo morador pelas câmeras de segurança ou pela movimentação na área comum.
As regras devem ser seguidas totalmente em sua íntegra, tanto pelos trabalhadores do condomínio, como pelos proprietários, e também para quem visita, sendo o proprietário responsável por qualquer dano que o visitante cause, seja financeiro, seja descumprimento de regras, ou de qualquer outra forma que desrespeite o bom andamento do condomínio e o respeito com os moradores.
Nos dias de festas de carnaval, especificamente para esse mês, o controle dos vigilantes é dobrado, pois durante o dia, muita circulação acontece, e a todo momento precisam estar alertas na movimentação que se desenvolve nos diversos locais sociais do condomínio e suas áreas comuns.
Importante frisar que a portaria, não deve descuidar nem um só instante do monitoramento, pois o perigo de um oportunista observar alguma falha, ou alguma fraqueza em relação a entrada ou saída do prédio, pode ser a oportunidade que ele está estudando para adentrar.
Nesse modelo de trabalho, onde verificamos na maioria dos locais, onde há uma específica ronda armada, fica muito difícil alguém se atrever a entrar, porém sabemos que tudo acontece quando uma pessoa estuda todos os pontos cegos da portaria.
Já nos sistemas mais simples, sem guarda armada, se torna importante ter um sistema de apoio, onde os vigilantes possam se reportar no caso de algum incidente. Treinamento com empresas de segurança se tornam indispensáveis nesses casos, pois dará o ensinamento da astúcia necessária aos trabalhadores, bem como a consciência assertiva do que fazer em caso de avistar algum suspeito.
Para a alegria e conforto de todos, continua sendo a melhor opção, o planejamento estratégico do condomínio em todos os sentidos, e a segurança não pode ficar de fora.
Sugerimos que os funcionários todos, sejam treinados periodicamente, sobre as técnicas de segurança e de defesa, para que a alegria das férias seja plena e todos fiquem confortavelmente instalados, e assim despreocupados, possam aproveitar do ambiente familiar e seguro em que se está instalado.
Bom
Carnaval a todos! Um excelente mês com muitas estratégias a colocar em prática.
Natal, 02 de fevereiro de 2024.
Shirley Ferreira –
Mentoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário