INADIMPLÊNCIA – CASOS JURÍDICOS GESTÃO DO CONDOMÍNIO – PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO

Em toda organização contamos com os valores totais de arrecadação para efetivar o pagamento das contas, sejam as ordinárias ou extraordinárias, mas, sabemos que a inadimplência arrasa com as finanças do condomínio e com o sossego do síndico.

Nesse sentido, quero conscientizar a todos que residem em ambientes com áreas comuns, sejam apartamentos ou casas, mas que estejam num condomínio, onde há despesas comuns, utilizam os mesmos funcionários, as mesmas áreas de lazer, alerto para que sejam todos conscientes das dificuldades que um síndico enfrenta para pagar as contas, quando a inadimplência é corriqueira, muitas vezes até tratada de forma banal por quem deixa de cumprir com essa obrigação.

Para se precaver dessa falta de caixa, o síndico pode recorrer ao fundo de reserva, que se acaba, ou nem consegue se formar, muitas vezes por conta dessa inadimplência, enquanto para remediar a já carteira formada desses saldos, pode negociar individualmente com os devedores, de forma a fazer um plano específico para cada um deles, de acordo com suas condições financeiras reais, para que não fique inadimplente na taxa condominial do mês, porque está tentando cumprir com a parcela do acordo dos atrasados. 

Aos que não se acorrem para essa negociação, por motivo de desinteresse da parte devedora, o correto é judicializar em nome do condomínio imediatamente ação de cobrança dos valores devidos, e para tanto, um advogado também será necessário, e a geração de um novo custo.


Aos síndicos que assim conduzem suas administrações, contempla uma melhor chance de que as raxas condominiais se evitem atrasar, salvo em casos extraordinários, que todos nós vivemos, e que é perfeitamente compreensível.

O que não podemos fazer, é deixar de negociar pessoalmente, encontrar uma saída rápida, e caso não formos devidamente respeitados como respeitamos nossos condôminos, judicializar as demandas para evitar assim que o condomínio fique à deriva de uma monta impagável, podendo ser tardia a movimentação do síndico.

Ficar alerta mensalmente com os créditos não realizados, é a forma mais assertiva e a base da execução de todo o planejamento de manutenções e correções do condomínio.

A Gestão do condomínio em relação ao planejamento orçamentário, se dá de acordo com as despesas anteriormente apresentadas, num período anual, e assim projetamos para um novo exercício.

Como nos referimos à inadimplência, esta também deve ser considerada e ponderada na gestão seguinte, porque a falta desse recurso será provável, não na mesma proporção, podendo ser maior ou menor, mas é um fato irrefutável.

Todos os condomínios precisam de seu planejamento de manutenções periódicas e acontecem também as excepcionais, demandando verbas financeiras que podem ser estimadas, seja pela ocorrência ordinária ou a extraordinária.

No fechamento desse planejamento, vai sobressair o resultado esperado, onde então podemos fazer ajustes, desde não realizar alguma reforma ou algo menos importante que possa aguardar por mais um tempo, até aumentar de taxa condominial por não ser possível deixar de concluir alguma obra necessária. Esse é um momento crucial para o síndico em exercício, que mostrará aos proprietários como deverão conduzir juntos o andamento das necessidades específicas.

A adesão de uma taxa extra para algumas obras é um bom recurso, pois dividido para todos, pode ser o caminho para a solução de determinado movimento que o síndico precisa para viabilizar algo urgente, como por exemplo, a reforma de uma cobertura onde apartamentos estão sofrendo com infiltrações das chuvas, por questões temporais mesmo, de manutenção necessária. Nisso o síndico precisará do apoio de toda a comunidade do edifício, por se tratar de área comum o telhado, pois cobre a todos, não somente os do último andar.


Com essa atividade de comunicação via convocação de assembleia, demonstrando resultados anteriores e oferecendo o planejamento do exercício em andamento, o síndico viabiliza as necessidades do condomínio, e mantém a informação anual para o conhecimento de todos.

É um trabalho de gestão empresarial que o síndico presta para o condomínio, sendo reconhecido seu esforço e empenho, merecendo nosso respeito e apoio nos projetos para benefício comum.

Vamos ao trabalho síndicos guerreiros!



Natal, 07 de março de 2024

Shirley Ferreira - Mentoria




Nenhum comentário:

Postar um comentário