INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM CONDOMÍNIOS

 Sofisticado ou necessário? Como estamos lidando com o avanço da inteligência artificial nos condomínios?

Certamente, todos nós já estamos no nível de conhecimento que, acredito ser a maioria dos pensamentos, seja uma tendência incontestável e necessidade de adaptação de todos, conhecermos as aplicabilidades da inteligência artificial em todos os setores de nossas vidas.

Para nossos condomínios não é diferente. As facilidades de controle e ajustes de rapidez e assertividade estão elencadas na aplicação da inteligência artificial nos condomínios.

Alguns exemplos mais comuns podemos elencar:

  • Portaria - com a segurança controlada pelo acesso de reconhecimento facial;
  • Redução da inadimplência - com o envio de mensagens automáticas sobre a condição do condômino, seja de um vencimento próximo ou de um vencimento que precisa ser regularizado;
  • Manutenção de equipamentos importantes - como máquinas dos elevadores, bombas de água, geradores, tudo controlado conforme dados de acompanhamento de manutenção e de funcionamento correto das potências;
  • Eficiência Energética - os ambientes podem ser controlados com sensores de presença, e de certo modo, economizam energia e ar-condicionado;
  • Assistentes Inteligentes – para dúvidas dos moradores com respostas automáticas para assuntos de menor complexidade e mais comuns ajudando a efetividade do síndico.

Muitos outros trabalhos estão em processamento para os próximos anos nossos condomínios estarem adaptados a estas mudanças que de fato já estamos acompanhando em vários lugares.


Na maioria dos condomínios comerciais já são estruturadas as condições de atendimento via Inteligência Artificial, principalmente nas portarias pelo registro do visitante, mas o acompanhamento por câmeras em todo o espaço do condomínio de circulação, com emissão de alertas de visitas em locais proibidos.

A gestão administrativa tem muito a ganhar com inclusão de medidas de Inteligência Artificial nas assembleias por exemplo, onde todas as falas são transcritas para um texto, que com pequenos ajustes o síndico ou presidente da assembleia poderão finalizar, sem perder nenhum detalhe ou esquecimento de nenhuma fala importante. A pauta de convocação, a Ata da assembleia e a gestão administrativa de diversas formas, são contempladas com maior facilidade de entendimento e finalização dos trabalhos com essa ferramenta, que nos próximos anos será indispensável.

Sem contar a manutenção preditiva que é de suma importância para nossos condomínios, e com essa ajuda teremos maiores condições de efetivarmos todos os trabalhos com custos menores, pois a prevenção se denota mais econômica que a correção.

Vamos estudar e procurar atualizar nossos condomínios com o que de mais atual existe no mercado, assim conduziremos nossos trabalhos de maneira rápida e eficiente para todos.

 

 

Natal, 15 de julho de 2024.

Shirley Ferreira – Mentoria


Nenhum comentário:

Postar um comentário