Chegando o final do ano, os preparativos começam em todas as famílias, com a decoração de suas casas ou de seus apartamentos, com o cuidado da ceia de Natal, bem como as férias na virada do Ano Novo. São Momentos esperados por todos, e a boa programação traz a tranquilidade e a certeza de realizar bons momentos que ficarão na memória.
Neste contexto, as atividades do condomínio agregam maior controle sobre alguns dos pontos fundamentais para agregar nessa programação familiar, fazendo com que todos da rede de moradores, fiquem confortáveis com as determinações do Regimento Interno e sua aplicação para as datas de festas.
Na maioria dos condomínios, o regramento é bem específico para todas as áreas comuns e de maior circulação de pessoas, sendo previsto aumento de visitantes e de festas no salão, o qual deve ser por ordem de pedido, antecipadamente reservado, e com muito bom senso, ser possível que todos tenham conhecimento antecipado das atividades do condomínio que possam utilizar também o salão de festas, como uma confraternização entre os moradores.
Tanto no salão de festas, como na privacidade de cada residência, é importante preservar a Lei do Silêncio, que vai até as 22 horas, podendo ser estendidas, mas com o silêncio preservado nas áreas comuns, de modo a não afetar as residências ao redor.
O uso da piscina também é regrado de forma diferenciada ao salão de festas, porque é de uso comum, e outras pessoas independentes da festa, precisam ter a disposição para seu uso conforme as determinações de horários.
O uso da academia por visitantes, na maioria dos condomínios é de uso restrito aos moradores, portanto, mesmo com o número de pessoas circulando sendo aumentado a cada dia, cabe o respeito as normas pelos moradores, evitando assim multas e notificações.

A decoração do condomínio pode ser feita com a participação dos moradores, sendo assim programada com antecedência, e destinada verba para compra de enfeites de Natal e luzes que podem ser instaladas no prédio como um todo. Há também restrições para fachadas dos prédios, em alguns casos, em que a decoração seja com a participação de todos, sendo deixado para o avulso, somente em casos em que o condomínio não faça nenhum tipo de programação para a fachada externa.
Já a decoração familiar, segue livremente, dando somente a atenção para o item anterior mencionado, sobre alguma programação que envolva as fachadas de todos externamente.
Fogos de artifício são outra preocupação dos síndicos e administradores, pois é PROIBIDO na maioria dos regimentos, o uso destes artefatos dentro do condomínio. Sempre que utilizados, são manuseados por empresas que utilizam seus profissionais especializados para a queima de fogos. Portanto, o cuidado com esse item, deve ser permanente e todos os moradores devem ser avisados da não permissão do uso de tais materiais inflamáveis.
Quanto a segurança do condomínio, é redobrada, uma vez que o número de crianças na circulação dos condomínios aumenta substancialmente, sendo pelas férias das escolas, sendo pelas visitas que chegam com suas crianças, transformando claramente o ambiente, sempre mais alegre e divertido para nossos pequenos, mas com o dobro da atenção dos agentes de portaria e vigilância dos condomínios.
Para que todas as confraternizações sejam bem elaboradas, cuidadas, fraternas, e que todos se sintam acolhidos e bem instalados, há toda uma logística do condomínio e treinamento a seus funcionários para este tempo de festa. É preciso também, a colaboração dos moradores, dos visitantes, e de instrução para as crianças do que podemos fazer, onde podemos circular, qual o horário permitido e as demais regras de respeito a todos, pois não só crianças estarão mais concentradas nas áreas de circulação, podemos ter nossos idosos também e uma grande quantidade de visitantes.
Desejamos a todos os leitores que tenham um lindo fim de ano e lindas festas de confraternização em seus condomínios, sempre prezando pela instrução e pelo bom senso em suas decisões e exigências, colaborando sempre com o síndico e a administração de seu local de residência, e transformando assim, um ambiente sempre acolhedor e aconchegante a todos, pois o respeito mútuo traz enormes consequências de retorno do amor para com aqueles que nos dedicamos e cuidamos, não só nas datas festivas, mas sempre em nossas vidas.
Feliz Natal e um Ano Novo repleto de saúde, e de grandes novas amizades!
Natal, 04 de Dezembro de 2023.
SHIRLEY FERREIRA – MENTORIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário