RACIONALIDADE: RAZÃO E CONHECIMENTO.

 Muito ressaltamos sobre sabedoria e inteligência, de nada adianta saber e ter inteligência, e agir por impulsos ou baseado nas emoções.

Existe a paciência a ser exercitada em todas as searas da vida, onde com variáveis como prudência, calma e racionalidade, devem ser as premissas para a tomada de ação em nossas vidas.

A convivência familiar e no trabalho tem suas oscilações diárias, mas que todos podem ser administradas para o crescimento e o bem comum.

Quando estamos tomados pela emoção precisamos dar o tempo necessário para sentirmos, observar a relevância do sentimento, e logo passa o calor que a emoção provoca, o qual  nos torna vulneráveis de nós mesmos .



Emoções são para nós, momentos a serem refletidos, sentidos, e se for de alta intensidade precisamos entender que nosso cérebro está alternado pela emoção do momento, portanto, qualquer tomada de decisão pode ser um erro, e em todas as atitudes que tomamos temos as responsabilidades das consequências.

Hoje em dia, a falta desta análise pessoal, vem trazendo inúmeros prejuízos para os indivíduos, seja de cunho financeiro ou pessoal.

Nosso equilíbrio deve se pautar no autoconhecimento. Precisamos nos conhecer e saber estabelecer a nós mesmos os limites necessários a fim de evitar um erro ou prejuízo, seja a nós ou seja a outra pessoa. 
Importante ressaltar nossa educação, a qual temos plena consciência da precariedade, como o assunto revela, RACIONALIDADE em reconhecer essa falha social, precisamos nós mesmos buscarmos nossa instrução particular tomados de VONTADE de REALIZAR sempre o melhor em favor de todos.

A educação financeira, o autoconhecimento, e a filosofia da boa convivência e da instrução pessoal, nos eleva a patamares incansáveis no que depende de orientação social governamental.

TODOS temos a oportunidade em nossas mãos, basta termos a educação  e a racionalidade de não deixamos que ela passe por nossa vida, teremos o devido proveito que ela nos traz.
Atitudes pautadas na Razão e no Conhecimento das coisas, traz a paz e a gratitude pela vida.



Shirley Ferreira - Mentora – Natal/RN – 02/10/2020.



Um comentário: